CEUs

Ocupação na reitoria da UFSM deve seguir até sexta-feira

"

Os estudantes que ocupam o quinto andar do prédio da reitoria não devem sair de lá tão cedo. A intenção é seguir no gabinete do reitor, Paulo Burmann, até sexta-feira, dia em que haverá reunião do Conselho Universitário (Consu), órgão composto por professores e representantes dos estudantes que tem como função gerir o funcionamento interno da Federal.

A expectativa dos estudantes é que, na reunião de sexta-feira, seja discutido e votado o pedido de revogar a resolução da moradia, que retirou do conselho dos moradores da Casa do Estudante o poder de decidir sobre a destinação das vagas. A reitoria propôs rediscutir o tema antes da reunião, mas os manifestantes querem a revogação imediata.

Resolução da moradia

No dia 26 de setembro, foi aprovada pelo Conselho Universitário, com maioria absoluta de votos, a nova resolução que regulamenta os critérios da moradia estudantil na UFSM. Ela substituiu a que valia desde 2008.

Naquele dia, o Conselho Universitário decidiu que:

1) O Programa de Moradia Estudantil ficará a cargo de um Conselho de Moradia (composto por representantes das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e de Infraestrutura, das moradias e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Nas questões em que houvesse necessidade de voto, em caso de empate, caberá ao presidente do conselho (pró-reitor de Assuntos Estudantis) o voto de desempate.
Até então, as decisões sobre o programa estavam à cargo da diretoria das Casas dos Estudantes Universitários, de conselheiros de blocos e DCE

2) Será aberto um edital para a ocupação das vagas, mesmo após comprovação da necessidade de benefício sócioeconômico. Para os estudantes, isso criará uma espécie de "ranking da pobreza", uma vez que seriam selecionados primeiramente aqueles que comprovassem menores rendas per capita. Também, conforme eles, levará mais tempo para que as vagas sejam ocupadas, burocratizando o ingresso dos estudantes nas CEUs

Enquanto a sala do reitor está ocupada pelos estudantes, Burmann cumpre expediente em outra sala do prédio da reitoria, no campus da UFSM em Camobi.

Confira um vídeo da ocupação e tentativa de acordo entre o reitor e os estudantes:

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Relação candidato-vaga da UFSM deve sair até o final desta quarta-feira

Próximo

Estudantes ocupam quinto andar do prédio da reitoria da UFSM

Educação